Buscar
  • tianaboyce1

Meditação

Atualizado: 11 de Nov de 2020


A meditação, nos últimos tempos tornou-se muito conhecida no ocidente e por isso encontra-se disponível uma extensa bibliografia sobre o assunto, tanto em livrarias como na internet, porém muitas vezes o conteúdo é pouco acessível para algumas camadas da população, talvez pela linguagem mais sofisticada e rica de termos em sânscrito, por esse motivo gostaria de abordar o assunto aqui de uma forma bastante simples e compreensível.

Meditação é um termo de difícil definição, tanto pela sua abrangência como pela variação da sua prática nas diferentes tradições; porém acho que é seguro afirmar que se trata de uma prática espiritual milenar de bem-estar e auto regulação do corpo e da mente, onde se usam determinadas técnicas para treinar a focalização da atenção e da consciência e desta forma atingir um estado mentalmente claro, emocionalmente calmo e estável.

A meditação não está ligada a nenhuma religião ou crença religiosa em particular mas sabe-se que é praticada em inúmeras tradições religiosas.


A meditação é indicada cada vez mais por médicos como prática alternativa de saúde que associada a outras práticas alternativas como atividade física, dieta balanceada, manejo de estresse, etc. pode-se obter melhores resultados até mesmo nos tratamentos convencionais; é recomendada na mesma proporção para prevenir, curar e controlar doenças degenerativas, físicas e mentais.


Sabemos que existem diferentes tipos de meditação, porém aqui quero abordar sobre uma prática de meditação muito simples, que tem função terapêutica e que pode ser praticada por qualquer pessoa até mesmo sozinha em casa.

Essa forma de meditação é também conhecida como estabilizadora, nela se usam técnicas simples de guiar a mente, como em mindfulness (atenção plena).


Postura adequada para meditar


Devemos estar, de preferência, num ambiente tranquilo e silencioso; sentar-se numa superfície macia, como um tapete no chão ou uma poltrona; se for no chão, recomenda-se sentar com as pernas cruzadas e a planta dos pés ligeiramente voltadas para cima;

se ajuste na postura para obter uma posição firme e confortável, livre de quaisquer dores ou tensões;

para maior estabilidade, use uma almofada embaixo das nádegas para elevar os quadris ligeiramente acima da posição dos joelhos;

a coluna deve estar ereta e sem apoio nas costas nem na cabeça para assim permitir o fluxo da energia vital pelos centros energéticos dentro da coluna;

os olhos e a boca devem estar fechados de forma suave;

a língua deve tocar levemente o céu da boca, ligeiramente atrás dos dentes superiores; a posição das mãos para homens deve ser com o dorso da mão esquerda no colo e o dorso da mão direita se apoiando sobre a palma da mão esquerda; para mulheres deve ser com o dorso da mão direita no colo e o dorso da mão esquerda se apoiando sobre a palma da mão direita e para ambos, os dedos polegares devem se tocar levemente (ou posicione as mãos da forma que desejar).

Processo de meditação - Inicie por trazer a sua atenção para um estado de completa presença, esteja aqui e agora;

faça três respirações completas, lentas e profundas para acalmar a mente;

lentamente vai visualizando cada parte do corpo, desde os pés até o topo da cabeça e ao visualiza-las, ordene mentalmente que relaxem, assim todo o seu corpo vai entrando num processo de completo relaxamento; vai relaxando mais e mais, até que todo o seu corpo entre em estado de repouso;

traga a sua atenção para a respiração e observe como o ar entra e sai das narinas; neste estágio a respiração deve ser natural, lenta, calma e somente pelas narinas, assim como no sono;

lentamente vai se desligando do corpo físico e do mundo material;

foque a mente na respiração ou em um objeto imaginário, como um ponto de luz brilhante entre os olhos, ou seja, um lugar seguro para voltar sempre que houver distrações;

sinta a presença divina em forma de luz, iluminando você e iluminando também o mundo inteiro;

com muita devoção e cada vez mais, vai relaxando e expressando o seu amor pelo universo;

quaisquer forças negativas, conflitos e/ou pensamentos que possam surgir durante a meditação, não reaja a eles, simplesmente reconheça a presença deles e os deixe ir; volte a atenção para a respiração ou para o ponto de luz brilhante entre os olhos sempre que as distrações aparecerem.

Permaneça assim até alcançar calma, paz e clareza mental; que seja por cinco, dez, quinze minutos ou mais.

Ao final da meditação, junte as mãos em frente ao peito em posição de prece e expresse a sua gratidão da forma que desejar.


Dicas:

Podemos iniciar a prática de meditação por um curto período de tempo de cada vez e gradativamente ir aumentando o tempo e a qualidade da meditação.


Durante a meditação pode-se repetir mantras como "OM", "AUM" mentalmente ou ouvir o som destes mantras. Sabe-se que o som dos mantras vibram com as ondas cerebrais, liberando energias positivas, trazendo paz, bom humor e aliviando estresse, etc.


Distrações são inevitáveis durante a meditação, e isso se torna, muitas vezes, um desafio para pessoas iniciantes, mas não se preocupe, isso faz parte do processo, deixe as distrações virem e irem; cada vez que isso acontecer traga a sua atenção de volta para a respiração ou outro ponto usado como âncora; é neste processo que se reaprende a direcionar a atenção.


É necessário ter consistência nas praticas de meditação para se obter os seus benefícios, recomenda-se praticar diariamente e até duas vezes ao dia, de manhã (ao acordar) e à noite (antes do jantar) durante quinze minutos ou mais.


Muitas vezes, reações interiores podem se manifestar durante a meditação, podendo trazer desmotivação, dúvidas e confusões para muitos ao perceber a dificuldade de se atingir o progresso espiritual e/ou a meta final do aspirante, para tanto é necessário desenvolver uma forte determinação, devoção, persistência e esforço para aperfeiçoar técnicas.

A realização espiritual muitas vezes requer trilhar um longo e árduo caminho e demanda disciplina para se alcançar o poder de concentração e purificação dos níveis da mente, porém a recompensa é valiosa quando se alcança o controle harmonioso dos centros de energia psíquica.


Em estado de meditação podemos encontrar respostas para a solução de problemas que, em um estado de mente agitada e conturbada não teria sido possível. Milagres acontecem quando libertamos a nossa mente das suas limitações.

Benefícios da Meditação - Estudos científicos revelam que a prática de meditação produz mudanças positivas reais no funcionamento cerebral e segundo a cultura oriental esta prática conduz ao alcance da libertação e iluminação espiritual.

Dentre outros benefícios, está comprovado que a prática regular de meditação acalma a mente; aumenta a sensação de felicidade e otimismo; reduz os níveis de estresse, ansiedade, depressão e impulsividade; melhora a qualidade do sono; proporciona paz, calma e bem estar; melhora a atenção, concentração, foco e acuidade dos sentidos; promove comportamento altruísta, compaixão e sensibilidade para com o outro; aumenta a capacidade de resolver problemas e de enfrentar situações difíceis, aumenta a assertividade na tomada de decisões; ajuda a controlar vícios, dores, etc.

https://video.wixstatic.com/video/ab967b_a8bd56d0bcf5442e9f2a912054259468/360p/mp4/file.mp4


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo